Polícia

Chefe da Dicap disse que fugitivos da Pamc tinham ‘bom comportamento’

Roney Cruz disse que a Dicap está nas ruas à procura dos detentos. Quem obtiver informações dos foragidos, pode entrar em contato com a Divisão, pelo (95) 99139-9529 e pelo Instagram @dicaprr

O chefe da Dicap (Divisão de Inteligência e Captura), Roney Cruz, explicou que os dois presos que fugiram da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc) no último dia 31 tinham “bom comportamento”.

“Em tese, eram detentos com bom comportamento e foram selecionados para fazer trabalho interno. Infelizmente, eles conseguiram se evadir da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, após terem sido tirados para pagar alimentação dos outros internos […]. A unidade possui internos trabalhando para pagar a alimentação dos demais e outras atividades dentro. Aí, eles aproveitaram o momento, o descuido, e conseguiram evadir-se, pulando o muro da unidade”, explicou.


O chefe da Dicap, Roney Cruz, em entrevista à FolhaBV (Foto: Nilzete Fraco/FolhaBV)

Roney Cruz disse que a Dicap está nas ruas à procura dos detentos e que já obteve informações de onde eles poderiam estar. “Acreditamos que, com a ajuda da população, vamos conseguir capturar esses foragidos”, declarou.

“Eles eram internos que não estavam dentro das suas celas, então não houve quebra de celas, buracos, nada, simplesmente aproveitaram o momento e empreenderam fuga. O efetivo é suficiente, foi só o momento ali que eles aproveitaram a oportunidade”, disse o secretário estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), André Fernandes.


O secretário estadual de Justiça e Cidadania, André Fernandes, durante evento de entrega de 400 pistolas para policiais penais (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Apesar de Roney e André considerarem a existência das fugas, o governador Antonio Denarium (Progressistas) não trata o assunto com o mesmo contexto. Pelo contrário, ele afirmou nesta quinta-feira (6), em coletiva de imprensa, que não houve fugas desde o início de sua gestão à frente do Governo de Roraima. “Na nossa gestão, nunca houve uma fuga na Pamc, nunca houve uma rebelião e nunca teve um assassinato no sistema prisional”.


O governador Antonio Denarium em entrevista coletiva nesta quinta-feira (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Contestado pela reportagem, Denarium respondeu que os detentos “já eram reeducandos de bom comportamento, que estavam trabalhando do lado externo da penitenciária, ou seja, não teve nenhuma fuga na nossa gestão de dentro do sistema prisional”.

Wellington Nunes Ferreira cumpre pena pelo crime de homicídio cometido no Pará, enquanto Reseogler dos Santos responde por tráfico no Paraná. Eles foram os primeiros fugitivos da Pamc, desde que os agentes da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) deixaram o estado. Quem obtiver informações dos foragidos, pode entrar em contato com a Dicap, pelo (95) 99139-9529 e pelo Instagram @dicaprr.